
O
Ômega-3
é um dos ácidos graxos carboxílicos poliinsaturados
sem os quais nosso organismo não funciona adequadamente. Por esta
razão, este ácido graxo
é chamado de “essencial” e deve ser incluído na
dieta alimentar. A ingestão do o mega-3 auxilia a diminuir os níveis
de triglicerídeos e colesterol total, enquanto que
o excesso dele pode retardar a coagulação sanguinea. (Devido
o retardamento da coagulação sanguinea, evitar durante o período
da menstruação).
O Ômega-3 é um suplemento alimentar natural para
a depressão, diz especialista - (Globo Repórter - Rede Globo
12/08/2004)
As lignanas são compostos fenólicos
que se assemelham ao estrogênio, podendo, portanto, melhorar os sintomas
da menopausa, uma vez que as mulheres nessa fase
da
vida possuem níveis reduzidos deste hormônio. Podem também
inibir o crescimento de tumores que respondem a alterações
hormonais.
Os tipos de cânceres
estudados que apresentaram benefícios foram os de mama
e de cólon, entretanto, um estudo observou diminuição
de proliferação celular em câncer de próstata
através de uma açãohormonal. - (Referências:
São Paulo, 2006, 97p. [Dissertação Mestrado, Faculdade
de Saúde Pública, USP] Coskuner Y, Karababa E. Some physical
properties of flaxseed (Linum usitatissimum L.).
Journal of Food Engineering 2007; 78 (3): 1067-73).
O Ômega-3 reduz lesões por esforço Unicamp pesquisa
efeitos
antiinflamatórios do ômega-3 em atletas. Suplementação
alimentar
pode reduzir Lesões por atividade Física intensa.
Campinas
- Uma suplementação diária de dieta com ômega-3,
pode livrar atletas
das freqüentes lesões musculares, causadas por atividades físicas
intensas. Ou, pelo menos, amenizar as lesões de forma significativa,
reduzindo o uso de fármacos antiinflamatórios, que possuem
vários efeitos colaterais potenciais.
Este é um dos principais
resultados de uma série de pesquisas em Bioquímica Nutricional
de Lípides, conduzidas na Faculdade de Engenharia de Alimentos da
Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp), sob orientação
de Admar
Costa de Oliveira, engenheiro químico industrial, doutor e pós
doutor em
Bioquímica da Nutrição.
Ômega-3, encontrado nos peixes e no Óleo de Linhaça, pode combater a epilepsia, afirmam brasileiros. Efeitos benéficos da substância sobre outros aspectos da saúde já eram conhecidos. Segundo pesquisadores da Unifesp, gordura protege neurônios da morte.
Uma pesquisa coordenada por cientistas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) revelou que o ômega-3, forma de gordura presente em algumas espécies de peixe, pode ajudar no combate à epilepsia. Em experimentos com animais, os pesquisadores verificaram que o ômega-3 é capaz de minimizar a morte de neurônios (células nervosas) durante os ataques epilépticos e, de quebra, ajudar na regeneração do tecido cerebral.
A
epilepsia, que ocasiona convulsões e perda de consciência,
pode ser controlada
com a ajuda de medicamentos, mas não totalmente curada. Na nova pesquisa,
coordenada por Fulvio Scorza, da Unifesp, um grupo de dez ratos recebeu
uma substância inócua, enquanto outros dez animais de laboratório
receberam o ômega-3, que pode ser encontrado em peixes como o salmão,
a cavala e a sardinha, bem como no óleo de linhaça.
O
resultado comprovou o papel neuroprotetor do ômega-3, diz Scorza.
Agora,
os pesquisadores querem repetir o experimento com seres humanos.
:: Topo ::
INÍCIO
I INFORMATIVO I QUALIDADE
I REPRESENTANTES I VÍDEOS
I CONTATO
|
ATENÇÃO:
Estas informações tem o caráter meramente informativo
e não devem ser utilizadas em detrimento da orientação médica ou de um profissional de saúde. O consumo de suplementos não visa a cura ou prevenção de doenças. |